segunda-feira, 14 de abril de 2025

O que significa tantas matérias por aí explicando as coisas "segundo a psicologia"?

 Olá, nesse segundo episódio vou trazer um clássico do blog que é "Eu tenho uma teoria". Mas com algumas alterações, vou fazer uma protopesquisa para explicar esse post. Então não será tanto como a versão clássica deste quadro, mas vai ter entretenimento.

Recentemente minha esposa tem me mostrado uma inundação no Google Now dela (não chequei o meu pois não uso) de matérias de jornal que ~explicam~ coisas do cotidiano "segundo a psicologia". Como psicólogo, achei divertido estas coisas estarem aparecendo tanto, mas começou a me intrigar a quantidade e variedade de posts. Então eu resolvi ir atrás do que está acontecendo e trazer pra vocês em primeira mão os meus achados.

Estou chamando de uma proto-pesquisa então vou contar meu processo pra vocês: 

Fui até o buscador DuckDuckGo (para não ser enviesado por rastreio) e colqouei no campo de busca: "segundo a psicologia" +significa

Minhas configurações eram: Região Brasil, Pesquisa segura desligada e qualquer data.

Este site não me dá a quantidade de artigos encontrados ou a quantidade de página de resultados, mas fui até a página 4 e, respeitando o critério de que deveria haver no título da matéria "O que significa" ou expressão parecida e terminar com "segundo a psicologia". Consegui 15 publicações que atenderam aos critérios. Essa busca foi feita no dia 14 de abril de 2025.

Já posso afirmar que o site de "notícia" que mais publica matérias do tipo é a NDMais, que é uma página de notícias em Santa Catarina, parte do grupo da TV Record. O que já nos dá uma ideia da quantidade de checagem que tiveram essas matérias.

 

Dos 15, apenas 4 não eram desse portal, metade destes, ou seja dois, eram do site Terra. E os demais eram de dois outros sites aleatórios. Além disso, os colunistas dos NDmais que mais publicaram sobre o tema foram Lídia Gabriella, com 5 matérias, e Bruno Benetti com 3, todos os outros publicaram apenas um dos textos, desta amostra recuperada. 

Fui até dar uma olhada nos autores, mas parecem colunistas sérios, fazendo o seu trabalho, buscando informações para um portal com muitas notícias. Tudo aqui parece muito OK, mas ainda fico me perguntando sobre os temas escolhidos. É claro que eu não parei pra ler tudo, acabei recorrendo a uma inteligência artificial para mastigar essas matérias pra gente. 

Tive que me contentar com 10 páginas no DeepSeek, porque é o limite que ele impõe. A partir da minha conversa com o DeepSeek, pude confirmar algumas ideias:

1. Os textos têm uma proposta chamativa, o estilo dos títulos servem como chamariz para cliques;

2. Os textos simplificam o conteúdo psicológico e se baseiam em diferentes teorias, geralmente associadas ao profissional entrevistado;

3.  Os textos demonstram uma curiosidade social sobre alguns comportamentos cotidianos ou inesperados das pessoas;

4. O texto mais antigo (entre estes) é de 27 de setembro do ano passado e o mais recente de abril deste ano, o que pode indicar uma tendência atual (ou um viés do buscador);

5. Os textos individualizam bastante os comportamentos das pessoas, ignorando contexto e aspectos sociais.

O que eu quero dizer com isso?

Psicologia é pop e o pop não poupa ninguém o que é legal e tudo o mais, sendo que eu adoro estudar psicologia. Mas corremos o risco de uma hiperindividualização das explicações que vemos sobre os comportamentos das pessoas, inclusive, em alguns casos, indo para uma patologização de comportamentos comuns, às vezes só não dá tempo de arrumar ou deixar o carro para lavar, você não tem depressão por isso. 

Sempre procure um especialista, aliás, a maioria dos autores deste blog é. E continue a conversa comigo nos comentários, é provável que eu deixei passar muita coisa e tem reflexões que eu deixei passar. Provavelmente quero dar continuidade e uma refinada nessa pesquisa, talvez chegar a uma ~teoria.

Textos recuperados, caso você ficou curiose:

https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-nao-olhar-outra-pessoa-nos-olhos-segundo-a-psicologia/
https://osegredo.com.br/psicologia-carro-sempre-sujo/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-nao-gostar-de-comemorar-o-proprio-aniversario-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/peixe-morto-ou-triturador-de-ossos-o-que-o-aperto-de-mao-diz-sobre-voce-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-mexer-no-cabelo-quando-fala-com-outra-pessoa-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-ficar-de-bracos-cruzados-segundo-a-psicologia/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/segundo-a-psicologia-o-que-significa-sonhar-com-pessoas-mortas,897cad71f7d8056bf59f56d997feec200e25fny1.html
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-andar-com-as-maos-nos-bolsos-segundo-a-psicologia-comportamental/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-uma-pessoa-conseguir-assobiar-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-usar-muita-roupa-preta-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-comer-rapido-demais-segundo-a-psicologia/
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-sempre-interromper-os-outros-segundo-a-psicologia/
https://www.sabervivermais.com/o-que-significa-usar-muita-roupa-preta-segundo-a-psicologia/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/o-que-significa-quando-uma-pessoa-nao-quer-abracar-ou-ser-abracada-segundo-a-psicologia,202feaf97f7d039193551efffda79485ygryk361.html
https://ndmais.com.br/comportamento/o-que-significa-sonhar-que-esta-pelado-em-publico-segundo-a-psicologia/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é uma brincadeira entre amigos, as opiniões expressas neste blog muitas vezes não refletem nem a opinião dos próprios autores.
Você está convidado a participar enviando comentários e fazendo perguntas.
Os posts não têm o compromisso de serem bem escritos ou informativos e não deveriam ser lidos por ninguém.